Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

12.Jun.18

Porque é que a chegada do Verão muda a nossa disposição?

Quando o tempo cinzento desaparece e o Sol começa a dar um ar da sua graça, há muitas pessoas que se sentem mais animadas e de bem com a vida.  Mas será que é a perspectiva de Sol, bom tempo e férias que nos torna mais alegres? Ou há uma justificação científica para esta boa disposição de Verão?

 

A resposta é sim - existe realmente uma explicação científica para as nossas mudanças de humor durante a chegada do Verão e as depressões associadas à chegada do Inverno. Em Inglês até há uma designação para o fenómeno - Seasonal Affective Disorder.

 

Um dos motivos para nos sentirmos melhor no Verão é o aumento das horas de Sol. Isso traduz-se em mais absorção de vitamina D, que é essencial no combate à depressão. Níveis baixos de vitamina D estão associados a pensamentos mais negativos - aliás, esta é apontada como uma explicação para as taxas mais elevadas de depressão e de suicídio nos países do Norte.

 

 

Outro factor que também nos leva a sentir melhor com a chegada do Verão é passar mais tempo no exterior. Um estudo feito no Michigan, nos Estados Unidos, revelou que passar mais tempo no exterior num clima ameno melhora a nossa memória, aumenta a nossa capacidade cognitiva e está directamente ligado com pensamentos mais criativos. Este ‘refresh’ ao nosso cérebro é, portanto, outra das razões para nos sentirmos melhor connosco mesmos.

 

Mas passar mais tempo cá fora também pode ser sinónimo de fazer mais exercício - sair para andar a pé depois do jantar, correr na praia, jogar vólei e praticar jogging são actividades mais comuns durante a Primavera/ Verão. Não podemos ignorar os benefícios que esse tipo de exercício físico tem no nosso bem-estar, até porque estão relacionados com a produção das ‘hormonas da felicidade’.

 

É uma daquelas pessoas que se sente sempre com mais energia no Verão? Ou prefere ficar em casa de manta, a ver um filme no sofá, durante o Inverno?