Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

25.Jun.18

Cuidado com o calor! Prepare a sua casa para o Verão

Agora que o Verão parece ter chegado para ficar, os termómetros apontam para temperaturas próximas dos 40ºC no Alentejo e no interior do país. Mas se é certo que o tempo quente e os dias mais longos nos podem fazer sentir melhor, é preciso tomar algumas precauções para manter o interior das nossas casas fresco e agradável.

 

1 - Fechar as persianas durante o dia, abrir a janelas à noite

O truque mais velho de sempre continua a funcionar. Durante os dias quentes, feche as persianas durante o dia, de forma a evitar que o calor se concentre em casa, e abra as janelas só ao fim do dia, quando já houver brisa. No caso de se levantar muito cedo (antes das 7 da manhã), também pode arejar a casa durante essa altura do dia - mas lembre-se de não as deixar abertas enquanto vai trabalhar!

 

2 - Tenha taças com água espalhadas pela casa

Em quase todo o território nacional (com excepção das ilhas), o calor é seco - isto é, não há humidade no ar, daí os fogos florestais deflagrarem tão rápido e serem necessárias tantas medidas preventivas, como a limpeza de terrenos. Portanto, uma forma de fazer frente ao calor é ter taças com água espalhadas pela casa: não só vão ajudar a humidificar o ar, como ajudam a renovar o oxigénio e manter o ambiente mais agradável.

 

3 - Atenção às cortinas

Com a chegada do Verão, o melhor é preferir cortinas e atoalhados claros. Isto porque os brancos e os crus reflectem a luz (ao contrário das cores escuras, que a absorvem e tornam o ambiente mais quente). Portanto, esta é uma excelente altura para arrumar as cortinas escuras e render-se às cores claras do Verão. Acredite que faz a diferença!

 

4 - Redes mosquiteiras

O calor é o melhor amigo dos mosquitos e de outros insectos que proliferam no território nacional. Invariavelmente, procuram sítios com luz: o que significa que, à noite, querem vir para as nossas casas iluminadas. Se mora numa zona perto de águas paradas, é provável que noite ainda mais a presença de insectos, por isso pondere colocar redes mosquiteiras nas janelas durante a época estival.