Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

23.Abr.19

Como usar menos plástico no dia a dia: banir os plásticos de utilização única

A União Europeia já votou para banir os plásticos de uso único, como os talheres de plástico, as palhas ou os pratos. O Parlamento Português quer acabar com os sacos plástico, as cuvetes de plástico e as embalagens de plástico para a fruta e legumes. Temos que nos preparar para este futuro - que já não está assim tão distante - e estas são algumas medidas que pode adoptar desde já.

 

Sacos de pano

Os sacos de pano são a melhor alternativa aos sacos de plástico. São resistentes, não poluem e podem ser reutilizados vezes em conta. Além dos sacos de pano também há os sacos de rede, perfeitos para transportar a fruta e os legumes sem precisar de um saco de plástico para cada um deles. Pode fazer os seus próprios sacos em casa e deve andar sempre, sempre com eles! Até porque acaba por poupar dinheiro a comprar sacos de plástico.

 

Palhas e talheres de metal

Os talheres, pratos e palhas de plástico são um dos maiores desperdícios de plástico. Uma alternativa é começar a usar palhas de aço inoxidável. São laváveis, hipoalergénicas e, acima de tudo, reutilizáveis. Para evitar os talheres de plástico, pode andar com talheres de metal na carteira - há até uns conjuntos de garfos e colheres encartáveis para serem mais fáceis de transportar na carteira.

 

Garrafas reutilizáveis

Quantas garrafas de água compramos por ano? E quantos garrafões? Em alguns países há esquemas para a devolução de garrafas, mas reciclar não é o suficiente. Primeiro, temos de reduzir. Em vez de comprar garrafas de água pequena,s podemos ter uma garrafa reutilizável, que podemos encher em casa e transportar na carteira. Ou encher em fontes de água potável quando já não temos. No Pingo Doce, também pode adquirir um garrafão e reutilizar para encher.

 

Usar menos plástico só depende de nós. Se é preciso alguma paciência para andar com tudo na carteira? Não, é só questão de hábito. O resto, são desculpas.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.