Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

27.Abr.19

Como preparar os exames nacionais

Os exames nacionais a caminho podem ser sinónimo de drama familiar. Discussões para estudar; filhos encerrados no quarto durante horas porque só faltam duas semanas para o grande dia; desilusões no dia de chegada das notas. Se isto lhe soa familiar, só uma solução para quebrar o ciclo: aprender como preparar os exames nacionais.

 

  1. Estabelecer um horário de estudo.

Não estudar leva ao fracasso. Mas estar sempre a estudar também não é sinónimo de sucesso. É difícil alguém manter-se concentrado durante horas a fio. O melhor é estabelecer um horário de estudo com intervalos para snacks, refeições e esticar as pernas. Mas é importante evitar os snacks ricos em gordura, como as batatas fritas de pacote - invista nos frutos secos, como os amendoins, e na fruta.

 

  1. Preparar toda a matéria.

Há matérias que saem sempre nos exames. Essas devem estar na ponta da língua! Mas o mais importante - e que muitos alunos se esquecem - é preparar a matéria dos anos anteriores. Não se esqueçam que no exame de Português do 12º ano pode sair qualquer obra de leitura obrigatória do 11º ou do 10º, por exemplo.

 

3. Resolver os exames dos anos anteriores.
Os exames não são como um teste normal. Seguem modelos próprios, e repetem-se ano após ano. Por isso, é essencial resolver os exames e os modelos de exames dos anos anteriores. Estão disponíveis online, mas também há vários livros de exercícios que já os trazem. Depois de os resolver, o aluno deve comprar as respostas aos critérios de correcção para perceber que pontuação receberia.

 

  1. Usar um método de estudo que funcione.

Nem toda a gente aprende da mesma maneira. Algumas pessoas preferem escrever, outras preferem elementos visuais, outras absorvem a matéria a ouvir… é importante perceber qual é o método de estudo para cada pessoa. Talvez a melhor maneira do seu filho aprender seja fazer ‘flashcards’ para memorizar e precise de alguém com quem os rever. Pergunte se precisa de ajuda!