Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

Despertar Cedo

Este blog mostra-te as melhores dicas sobre o dia-a-dia social e financeiro. Tudo para que nunca chegues atrasado!

26.Ago.18

Alimentos Bons para o Cérebro que Vieram da América Latina

Vamos dar de comer ao cérebro? Sim, leram bem. Hoje vou falar de 4 alimentos que são óptimos para o nosso cérebro e melhoram a nossa saúde.

A América Latina deu-nos muitos dos produtos que consumimos diariamente: a batata, o tomate, o cacau e o café. Mas há mais: os pimentos, dezenas de abóboras, a batata doce, a mandioca, o inhame, as frutas tropicais (ananás, papaia, manga, maracujás, pêra abacate), o amendoim e até o milho! Os 4 alimentos desta lista são todos saudáveis e vieram de lá:

 

 

Malagueta

O chili. Foi domesticado na América Central há milénios e é um dos principais ingredientes da cozinha Mexicana. A substância que lhes dá o picante, a capsaicina, faz com que o nosso cérebro produza endorfinas. Ou seja, comer comida picante pode resultar numa sensação semelhante à de fazer exercício físico. Melhora a nossa disposição num instante!

 

 

Abacate

Tecnicamente, o abacate é uma fruta. Os abacates que encontramos normalmente no supermercado, os abacates Hass, têm 19% de gordura saudável (óleo de abacate). Esta gordura faz aumentar o “colesterol bom” e é rica em omega-3 (tal como o salmão). O omega-3 regula algumas das nossas funções cerebrais, incluindo a disposição e as emoções.

 

 

 

Chocolate Negro

O cacau também veio da América Central: foram as civilizações americanas que o domesticaram e que inventaram o chocolate. O chocolate negro (mais de 70% de cacau) é um alimento muito saudável que aumenta a concentração e o fluxo sanguíneo para o cérebro. Ajuda a melhorar a nossa saúde cardiovascular e o dá-nos boa disposição!

 

 

 

Amendoins

Os amendoins também vieram da América Latina: a planta foi domesticada na actual Bolívia. Os amendoins são uma excelente fonte de vitamina E, que protege as nossas membranas nervosos. A tiamina também ajuda o cérebro a converter a glicose em energia, portanto são duplamente saudáveis. Já para não falar… um snack delicioso!