Ajudar os filhos ou procurar um explicador?
Uma das minhas maiores preocupações sempre foi que os meus filhos fossem bons alunos. Mas infelizmente, sei que é fácil deixar matéria “para trás” em disciplinas como a Matemática e a Físico-Química. Não é que dependa só deles - todos sabemos que lhes podem sair professores menos bons na calha, tal como me aconteceu a mim em uma ou outra disciplina.
Agora que está quase a acabar o primeiro período, tenho alguma ansiedade para saber que notas vão tirar nas principais disciplinas. Quero saber em que estão a ter mais dificuldades e como é que estão a evoluir em comparação ao ano anterior. No caso dos resultados ficarem aquém das expectativas, ainda estamos a tempo de melhorar durante o segundo e terceiro períodos.
Uma das muitas maneiras de melhorar é procurar explicações de Matemática ou de qualquer outra disciplina “problemática”. Sei que alguns pais preferem explicar tudo aos filhos e fazer os trabalhos de casa em conjunto. Mas tenho consciência que não sou capaz de lhes dar as melhores explicações, explicar tudo tal como aprendem na escola - e mesmo que o fosse, não conseguirei acompanhar esse ritmo até ao secundário.
Felizmente, não é difícil encontrar explicadores de todas as disciplinas online. Além de websites como o Explica-me, podemos procurar explicadores em plataformas como a Fixando. O que é preciso - isso sim - é tempo para ler todos os currículos, discutir preços, afinar horários e encontrar o explicador indicado para os vossos filhos. O que é bom, porque o nosso orçamento não estica!
O que é que vocês acham das explicações? Acompanham os vossos filhos enquanto fazem os trabalhos de casa ou deixa-nos estudar sozinhos? Em que ano começaram a procurar explicações, e para que disciplinas? Deixem-me a vossa opinião e, se conhecerem bons explicadores na zona de Lisboa, enviem mensagem ou deixem nos comentários! Obrigada desde já!